Conheça mais: Tradições de Natal na Alemanha


3 min de leitura
24 Nov
24Nov



1 – Tradições de Natal na Alemanha: a coroa do Advento – Adventskranz:

Para contar os 4 domingos do Advento, os alemães adotaram a tradição de ter em casa a coroa do advento composta com 4 velas: a cada novo domingo de Advento, uma vela é acesa, até se chegar ao quarto domingo com todas as velas acesas. Geralmente a coroa é feita com ramos de pinheiro e fitas vermelhas, sendo decorado atualmente de diversas formas. A sua forma circular representa a união e o amor, e as velas, além de servirem para contar os domingos do Advento, simbolizam a luz trazida por Jesus ao mundo. Eu particularmente acho a coroa um lindo enfeite de Natal e o seu significado me encanta mais ainda. 


2 – Tradições de Natal na Alemanha: o calendário do Advento – Adventskalender:

Acredita-se que o calendário do Advento foi criado para motivar o espírito natalino nas crianças de forma gradativa, criando-se também a cada dia que passa uma maior expectativa do Natal. Ele possui janelinhas ou saquinhos nos números de 1 a 24 para representar os dias de dezembro até a véspera de Natal e a cada dia que passa, se abre a janela do dia correspondente ou se for saquinho, pode pegar a surpresa que está dentro do saquinho correspondente. Há diversas variações do calendário do Advento, mas a mais popular é colocar chocolates dentro de cada saquinho ou janelinha com frases que trazem o sentido e espírito natalino. 

3 – Tradições de Natal na Alemanha: dia de São Nicolau:

O dia de São Nicolau na Alemanha é no dia 06 de dezembro e nesse dia somente as crianças comportadas recebem doces e presentinhos do São Nicolau. Então conforme a tradição, as crianças devem deixar suas botas limpas perto da porta junto com um copo de leite e biscoitinhos para São Nicolau, no outro dia de manhã, se as crianças se comportaram durante o ano, vão ver que seu sapatinhos estão cheios de chocolates e doces. Além disso, virou tradição nesse dia vários São Nicolau circularem pelo centro da cidade e nos shoppings também fazendo a alegria das crianças. 


4 – Tradições de Natal na Alemanha: a Ceia de Natal

A ceia de Natal na Alemanha não é o tradicional peru como no Brasil e na verdade, hoje em dia não se tem uma tradição difundida em toda a Alemanha do prato principal da ceia natalina. Dependendo da região, muda muito. Aqui na região da Baviera, como é a única região da Alemanha que se manteve católica, acredito que junto com a religião, acabou preservando-se também muitas tradições antigas, então percebi que aqui muitos ainda mantêm a tradição medieval de comer peixe na ceia de Natal, pois na época da Idade Média, se fazia jejum de carne na véspera de Natal, então todos comiam peixe nesse dia. Mas só mesmo os mais tradicionais ainda fazem isso, a grande maioria dos alemães comem mesmo salsichas com salada de batatas ou pato com repolho roxo e Knödel (não sabe o que é Knödel? Leia nosso post: Entendendo menus de restaurantes na Alemanha). Aqui na casa da minha sogra mesmo, sempre é algum peixe e pato também, antigamente eles só comiam peixe nessa data, mas agora o pato entrou no cardápio também, rs. Mas dependendo da região, os alemães comem até carne de porco ou carne de caça (carne de veado ou javali), então a tradição medieval está se perdendo mesmo e não se tem mais um prato principal característico do Natal como antigamente. 


5 – Tradições de Natal na Alemanha: a troca de presentes natalinos:

A troca de presentes aqui se dá após a ceia. Os presentes ficam todos debaixo da árvore de natal e depois da ceia todos podem pegar o seu respectivo presente debaixo da árvore e abrir. Os alemães e os europeus no geral são bem menos consumistas e materialistas do que nós, brasileiros (acredito que isso se deve à forte influência consumista americana que sofremos no Brasil, mas não sou nenhuma expert no assunto, é só algo que notei morando algum tempo na Europa). Então percebi que aqui, quando alguém presenteia o outro, o presente sempre tem algum significado, trazendo alguma lembrança que as duas pessoas tiveram juntas. Por exemplo, muitas vezes é um presente que a própria pessoa fez ou montou, sendo o valor material do presente de pouca importância, mas o valor sentimental e emocional muito grande. Eu acho isso muito bonito e  é algo que acabei adotando aqui. 


6 – Tradições de Natal na Alemanha: os mercados de Natal

Uma outra tradição natalina difundida por toda a Alemanha são as feirinhas e mercados de Natal onde você realmente vivencia a magia do natal em todos os sentidos: aromas, cores e música através dos coros natalinos! Mas este tema merece um post inteiro para ele.  



Fonte: Deguste seu destino 

Acesse o site oficial da publicação


Ouça a Rádio Germânica Brasil

 radiogermanica.com

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.