3 min de leitura

Para te ajudar a dimensionar o custo de vida na Alemanha, o Alemanha Cast um de nossos parceiros, fizeram uma análise e panorama geral. Dessa forma, tem maiores chances de tomar uma decisão da qual não se arrependerá.

A moeda oficial da Alemanha

Tudo começa com o fato de que, a moeda oficial da Alemanha é o Euro, que é mais caro que o Real. Quem deseja se mudar para a Alemanha sem ter um emprego ainda, precisa ter uma boa reserva para tal. Uma vez que, 1 Euro costuma custar acima de 5 Reais. Pegar uma cotação interessante para fazer a conversão ser mais vantajosa é importante. O Euro é a segunda moeda mais usada no mundo. Portanto, uma conversão vantajosa nunca será perda de tempo ou recursos. Afinal, quem ganha em Euro e gasta em Euro tem um custo de vida fácil de manter. Mas quem ganha em Real e deseja gastar em Euro precisa se preparar com antecedência.

Entenda se é caro morar na Alemanha

O salário mínimo na Alemanha é de 1.664 Euros para jornada de 40 horas trabalhadas. Ou seja, o salário paga em média 9,60 Euros por hora trabalhada. Uma refeição para 1 pessoa em restaurante barato custa em média, 10 Euros. O gasto com transporte fica na faixa de 83 Euros. O custo com eletricidade, aquecimento e água fica em média 260 Euros e o aluguel mensal de um apartamento de 1 quarto em Berlim é na faixa de 970 Euros. sso significa que, é possível preparar suas refeições em casa e viver bem com um salário mínimo. Mas um fato interessante é que, Berlim é uma das cidades mais caras para viver na Alemanha. Além disso, você pode encontrar opções com custos melhores para morar, bem como, dependendo de onde mora e onde frequenta, consegue se locomover a pé. Portanto, o custo de vida é algo muito dinâmico e que precisa ser avaliado caso a caso para que possa identificar se vale a pena morar na Alemanha.

É um custo alto quando se ganha em Real

Sem dúvidas, quem ganha em Reais e gasta em Euros precisa urgentemente mudar a situação. Tendo visto para procurar emprego na Alemanha é possível mudar o jogo e evitar que morar na Alemanha fique fora do orçamento. Mas o segredo para todo brasileiro que tem o sonho de se mudar é realmente fazer um pé de meia para realizar seu objetivo. Quem tem ensino superior e fonte de renda comprovada, pode passar 6 meses morando no país com visto para procurar emprego. O custo do visto é de 60 Euros a ser pago quando der entrada no processo de obtenção do documento. Ter dinheiro para se manter durante o tempo em que procura emprego é fundamental. O valor mínimo que o Governo Alemão sugere é que o estrangeiro tenha 700 euros por mês para que possa se sustentar enquanto busca oportunidades. Para quem pretende se mudar, é preciso ter um seguro saúde na Alemanha. Caso contrário, poderá até mesmo ser impedido de assinar sua contratação em empresa local.

Não é caro morar na Alemanha para quem tem planejamento

Muitos brasileiros não conseguem realizar o sonho de sair do país por não ter planejamento financeiro. A pessoa deseja se mudar, sabe que precisa economizar para que possa se sustentar em Euros, mas não consegue organizar as finanças para tal. Quem consegue se mudar tendo um pé de meia para ter tempo hábil de procurar um emprego, logo se estabiliza. Tendo em vista que, o custo de vida é mais baixo que o salário mínimo local. É possível fazer sua comida, comer bem, ter transporte de qualidade e acesso a serviços básicos ganhando um salário mínimo. E os profissionais que já saem do Brasil com algum diploma são bem remunerados. Os especialistas são muito desejados pelas empresas locais, por isso, a remuneração é mais alta. Uma vez que, existe demanda pela mão de obra qualificada e as empresas desejam reter talentos. Portanto, quem realmente tem essa meta de vida, deve se organizar e juntar dinheiro para que consiga se mudar. Sem dúvidas, é possível viver bem na Alemanha até mesmo ganhando salário mínimo.


Gosta de música alemã? Clique e saiba mais sobre nosso Pen Drive, com músicas selecionadas com muito carinho!   


Qualidade de vida e poder aquisitivo

Morando na Alemanha é possível desfrutar de qualidade de vida, usando seu salário para viver em boa localização, comprar comida saudável e se transportar com facilidade. É possível usar o transporte público para passear na Alemanha e se divertir em seu tempo livre. Bem como, é completamente viável conhecer diversos lugares sendo uma pessoa assalariada. A segurança é um diferencial quando comparamos a Alemanha ao Brasil, viver sem a preocupação constante com assaltos e crimes muda o estilo de vida. Permitindo que seu cotidiano seja mais tranquilo e possa usufruir de um cotidiano facilitado pela segurança local.

Quais são as cidades com menor custo de vida na Alemanha?

É comum desejar morar em cidades com menor custo de vida, mas não é uma estratégia interessante para quem não domina o alemão. As cidades mais baratas são: Aachen, Bochum, Leipzig e Passau. Entretanto, são cidades que são menores em número populacional e consequentemente, oferecem menos oportunidades para os estrangeiros. Portanto, é interessante analisar que, mesmo com alto custo de vida a capital é um ponto mais interessante e acolhedor para quem é estrangeiro e deseja mudar de vida na Alemanha. Aproveite que agora já sabe que não é caro morar na Alemanha se conseguir um emprego que te pague em moeda local, para se planejar. Quando se torna um objetivo de vida, é muito mais fácil fazer todo o planejamento para que realmente consiga ter bons resultados ao transformar sua vida e se mudar. É possível realizar qualquer sonho com um bom planejamento. E se mudar para a Alemanha será uma de suas conquistas! 


Fonte: Alemanha Cast

E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar na imagem, e enviar seu contato para nós! 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.