4 min de leitura

Devido à guerra entre Ucrânia e Rússia (a maior fonte de gás para a Alemanha) o Governo Alemão está tomando uma série de medidas para impedir a falta de energia no inverno. Mas, ainda assim, foi preciso pedir para toda a nação economizar gás e energia. Especialmente agora, com a queda das temperaturas, isso significa: aquecer da melhor forma, usando o mínimo de combustível e energia possível e assim, economizar gás. Por isso, fazer pequenas mudanças no cotidiano, como na hora do banho ou ao cozinhar, por exemplo, podem fazer uma diferença considerável no fim do mês. Então, confira aqui dicas práticas e que farão você economizar gás e energia no inverno na Alemanha.

Dicas para economizar gás e energia

1. Economize água quente

Em muitos casos, a água quente que abastece as residências é resultado do aquecimento a gás. Ou seja, você pode economizar gás usando água quente com moderação. Aliás, você não precisa esperar o inverno para isso e nem precisa deixar de usar água quente. Basta ser consciente e usar água fria com mais frequência. Além disso, feche a torneira sempre que possível durante as atividades que exigem o uso da água aquecida.

2. Mantenha a temperatura certa 

Para economizar gás e energia você não precisa passar frio. Mas, aquecer demais os cômodos de sua casa também não é a melhor ideia. Sendo assim, confira a temperatura ideal de cada área da casa. 

  • Quartos

Normalmente, o ambiente nos quartos já é pensado para conservar calor. Ou seja, são os locais mais fáceis de se economizar gás e energia. Para isso, mantenha a temperatura em 19°C e utilize mais cobertores e pijamas mais quentinhos. Dessa forma, você ainda dá para ter noites de sono confortáveis.

  • Sala

Por outro lado, a sala de uma casa ou apartamento costuma perder calor mais rapidamente. Então, mantenha a temperatura entre 20°C e 22°C.

  • Banheiros e quarto das crianças

Por outro lado, nos banheiros e no quarto das crianças é preciso manter o ambiente ligeiramente mais quente que no resto da casa. Ainda assim, é possível economizar gás e energia na calefação se mantiver a temperatura entre 22°C e 24°C 

  • Cozinha

Na cozinha, o calor adicional gerado pelo uso do fogão, do forno e até por meio do motor da geladeira ajuda a manter o ambiente mais quente. Então, assim como no quarto, a temperatura pode ficar em torno de 19°C e continuar agradável.

  • Cômodos que não são usados com frequência

Por fim, para economizar gás e energia, garanta que a temperatura dos cômodos menos usados fique acima de 16°C. Assim, você evita que o mofo se desenvolva e não gasta tanto com aquecimento. 

3. Como economizar gás e energia na hora do banho

Se você tem banheira em casa e quer economizar gás e energia, prefira banhos de chuveiro. Assim, você vai gastar a metade da água necessária para encher sua banheira. Ainda assim, todo mundo sabe que uma ducha quente pode durar mais do que o necessário. Mas, diminuir o tempo que você fica embaixo do chuveiro te ajuda a gastar menos água quente e, consequentemente, gás e energia também. 

4. Confira a vedação de portas e janelas

Para manter o ambiente aquecido, portas e janelas precisam estar bem vedadas. Caso contrário, o ar frio entra e o ambiente perde calor. Por isso, garanta que elas estejam bem seladas. Ao mesmo tempo, deixe as cortinas ou persianas fechadas. Dessa forma, você evita que o ambiente perca calor através das janelas. 

5. Use roupas de inverno para economizar gás e energia

Como vimos, manter a temperatura certa dentro de casa te ajuda a economizar gás e energia. Ao mesmo tempo, usar roupas mais quentes impede que você precise aumentar o aquecimento por meio da calefação. Então, escolha blusas de manga, calças compridas e meias ou pantufas para ficar em casa.

6. Cuidado com equipamentos que consomem energia demais

Com o tempo, qualquer equipamento que não tenha a manutenção adequada pode acabar gastando energia demais. Mas, fique atento também a produtos que consomem muito, mesmo novos, como aquecedores elétricos. Ao mesmo tempo, retire da tomada dispositivos que ficam em standby e consomem eletricidade até desligados. Em alguns casos, vale a pena investir em uma reforma na parte elétrica da residência, que pode ser antiga e estar roubando energia. Mesmo que isso não seja possível, só de colocar em prática essas dicas você já vai economizar gás e energia nessa fase em que isso é tão necessário.

7. Economize gás e energia na cozinha

Gás natural é um produto caro e cada vez mais usado. Além disso, também serve para gerar eletricidade. Por isso, ao cozinhar, veja se realmente precisa aquecer uma enorme panela de água ou se pode usar uma quantidade menor. Também tampe as panelas na hora de cozinhar alimentos e ferver líquidos. Pode parecer que essas são coisas simples demais, mas elas contribuem para melhor uso do calor e economia de gás.


Anuncie sua marca ou empresa aqui na Querida Alemã do Brasil, com mais de 60mil acessos mensais no Brasil e no mundo! Basta clicar na imagem e conversar conosco. 

Como o usar o aquecimento da forma certa

As dicas a seguir são da Energy Saving Trust, uma organização independente focada na educação sobre o aquecimento global. Já que o sistema de aquecimento consome cerca da metade de toda energia gasta em uma residência, é bom saber como fazer bom uso dele, concorda. Então, confira.

Para economizar gás e energia, devo manter o aquecimento ligado ou desligado ao sair de casa?

O ideal é programar o seu sistema de aquecimento de acordo com a sua necessidade. Então, ao sair de casa deixar na temperatura mínima e caso seja necessário quando voltar programar o sistema para que volte na temperatura desejada, caso seu sistema seja eletrônico.

Ao abrir a casa durante o dia, para renovar o ar, devo desligar a calefação?

Sim. Acontece que o sistema utiliza a troca de ar para “decidir” se deve trabalhar mais ou menos no aquecimento do ambiente. Sendo assim, com o ar frio entrando, a calefação terá trabalho dobrado para tentar estabilizar a temperatura do ambiente. Por isso, desligue a calefação ou outro sistema de aquecimento, abra a casa e só depois religue.

É melhor manter o termostato ligado o tempo todo ou ligar e desligar a calefação?

Na verdade, o termostato deve ficar na temperatura mais baixa possível, desde que você esteja confortável com ela. Normalmente, se você mantiver a temperatura programada entre 18°C e 21°C, é bem possível que nem precise fazer alterações no dia a dia. Afinal, como vimos nas dicas anteriores, sempre dá para calçar uma meia mais grossa ou vestir uma blusa a mais.

Por que o gás está tão caro?

Por diversos motivos, o gás natural está cada vez mais caro. Primeiro, com o fim da pandemia, a indústria alemã está voltando às atividades. Para gerar energia, muitas empresas dependem dele. Assim, a procura aumentou, mas a produção não. Como se não bastasse essa situação, a recente guerra entre Rússia e Ucrânia está gerando uma crise em toda a Europa. Por isso, é muito importante economizar gás e energia neste inverno. 


Fonte: Alemanha Cast


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.