2 min de leitura

Inicialmente, até a década de 1990, a farmácia (ou drogaria) no Brasil era o estabelecimento comercial onde se vendiam remédios. Às vezes, uma pequena quantidade de outros produtos para a saúde e higiene ficavam disponíveis também. Caso o consumidor quisesse uma maior variedade de produtos para beleza e higiene pessoal, porém, precisava ir ao supermercado ou a lojas especializadas, dependendo do produto. Com o tempo, o modelo “drugstore” trazido dos Estados Unidos ganhou o país. Assim, as farmácias brasileiras passaram a oferecer uma gama muito maior de produtos. Desde medicamentos, passando por produtos de beleza e higiene, até alguns alimentos industrializados chegaram às prateleiras tornando as farmácias verdadeiros mercados de conveniência. O brasileiro acostumou-se, então, a comprar tudo no mesmo lugar: remédios prescritos pelo médico, vitaminas, suplementos, xampu, pasta de dente, maquiagem e de quebra, umas balinhas diet passando pelo caixa. Por outro lado, na Alemanha, as coisas funcionam um pouco diferente. A seguir, você vai conhecer a diferença entre  Apotheke e Drogeriemarkt e vai saber quem é quem nessa história.

Apotheke – A farmácia na Alemanha

Voltando ao início, se você for ao médico e precisa de um medicamento, ou mesmo se tiver uma gripe e precisar de algo para aliviar os sintomas, deve ir a uma Apotheke. Esse é o modelo tradicional de farmácia na Alemanha. Ao entrar, você vai encontrar uma loja com modelo de atendimento no balcão e deve pedir ao atendente que te entregue o produto que veio comprar. No entanto, é bom lembrar que muitos medicamentos que podem ser comprados tranquilamente sem receita no Brasil (como anticoncepcionais, por exemplo), são vendidos apenas com receita médica na Alemanha. Você identifica uma Apotheke através do seguinte símbolo na fachada:


Símbolo encontrado na fachada de todas as farmácias (Apotheke) na Alemanha.

Drogeriemarkt – A drugstore, só que sem os remédios

Por outro lado, se você precisa comprar qualquer outra coisa que não seja remédio e que geralmente encontraria numa farmácia brasileira (aquelas grandes, de rede), dirija-se a uma Drogerie ou Drogeriemarkt. Na verdade, essas são grandes lojas, algumas chegam a ter o tamanho de um supermercado pequeno. Nelas, você encontra uma variedade enorme de produtos de beleza, cosméticos, higiene pessoal etc.


Anuncie sua marca ou empresa aqui na Querida Alemã do Brasil, com mais de 60mil acessos mensais no Brasil e no mundo! Basta clicar na imagem e conversar conosco.   

As maiores redes de Drogerie da Alemanha são a DM a Rossmann e a Müller. Alguns exemplos de produtos que podem ser encontrados lá: xampu, sabonete, desodorante, maquiagem, esmalte, hidratantes, tintura para cabelo, band-aid, pasta de dente, vitaminas, perfume, protetor solar, gel de barbear, camisinhas, chás, sucos, cereais, mamadeira, leite em pó e por aí vai. Enfim, as possibilidades são imensas. Aliás, os produtos costumam ser muito baratos, mesmo convertendo de reais para euros. Além disso, existem diversas opções de marcas, incluindo marcas próprias das redes, e todas costumam ser de ótima qualidade. Sendo assim, se você estiver na Alemanha, vale a pena entrar em uma destas lojas para conhecer e descobrir este enorme universo de cosméticos e outros produtos relacionados à saúde e higiene pessoal. Mesmo que você não seja um grande fã de fazer compras, com certeza vai encontrar algo que te agrade e por um precinho bem camarada.


Fonte: Alemanha Cast


E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar na imagem, e enviar seu contato para nós! 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.