2 min de leitura
16 Mar
16Mar

1. Oscar Schindler (1908-1974)

Para começar, em tempos de tanto de ódio, relembramos um dos alemães famosos mais generosos da história. Afinal, Schindler “comprou” cerca de 1.200 funcionários judeus, livrando-os da câmara de gás. De início, o industrial ligado ao partido nazista só pensava em lucrar. No entanto, conhecendo melhor seus funcionários, sua motivação se tornou pessoal e ele gastou sua fortuna subornando funcionários do governo de Hitler. Por fim, a história foi registrada no filme A Lista de Schindler (1993), dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg e vale a pena cada minuto.

2. Karl Marx (1818-1883)

Em seguida, um dos nomes mais lembrados quando se fala em alemães famosos. De fato, o filósofo defendia a necessidade da classe operária tomar o poder e os meios de produção de riquezas para que houvesse um “equilíbrio” na estrutura da economia. Na verdade, seus preceitos sobrevivem até hoje por meio do chamado marxismo.

3. Albert Einstein (1879-1955)

Por outro lado, um dos maiores cientistas de todos os tempos, não era muito fã de política. Na verdade, o que você talvez não saiba, é que Albert Einstein abriu mão de sua cidadania alemã aos 16 anos. Assim, por convicções políticas, permaneceu sem nacionalidade definida até 1901, quando se tornou cidadão da Suíça. Mas, Einstein ganhou o mundo através de suas descobertas e teorias usadas até hoje no campo da física.

4. Martin Luther 1483-1546

Talvez você já tenha ouvido falar sobre Martinho Lutero. Pois, esse monge católico teve a coragem de peitar a todo-poderosa Igreja expondo a venda descarada de indulgências, quando ela cobrava um preço pela salvação de seus membros. Como resultado, passou a ser conhecido como o pai da Reforma Protestante.

5. Amalie Emmy Noether (1882-1935)

Amalie Noether cravou seu nome na história acadêmica criando o teorema de Noether. E foi considerada por Einstein como a mulher mais importante da matemática. Aliás, sem as descobertas de Noether, sua teoria da relatividade teria ficado incompleta.

6. Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716)

Hoje em dia, você usa computadores e calculadoras? Nesse caso, agradeça ao matemático que refinou o sistema de números binários. Além disso, Leibniz era filósofo, físico, teólogo, político e historiador, produzindo uma extensa obra.

7. Wilhelm Rontgen (1845-1923)

Engenheiro mecânico, Rontgen mereceu o Nobel de Física de 1901, por sua descoberta do raio-X. Aliás, o verbo alemão usado para “fazer uma radiografia” – röntgen – vem de seu nome, Mas, suas pesquisas começaram muitos anos antes, ainda nos anos 1800 e sua primeira radiografia foi feita com a ajuda de sua esposa.

8. Johannes Gutenberg (1394-1468)

Oficialmente, a impressora nasceu na China. Mas, ela se tornou mundialmente conhecida pelos feitos de um dos alemães famosos mais importantes para literatura mundial. Afinal, Gutenberg foi o responsável pela impressão com tipos móveis, reutilizáveis, método usado para a impressão da Bíblia de Gutenberg. 


Fonte: Alemanha Cast

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.