2 min de leitura
09 Jun
09Jun

A dança, e também a música, ocupam um espaço importante nas festas e tradições da região do Vale do Itajaí – antigo território da Colônia Blumenau. A região tem o mesmo lastro cultural a partir de sua história de colonização e que  deveria ser considerado em cada fato da história contado dentro das atuais localidades formadas a partir do fracionamento da grande unidade, no século XX.Antes de surgir o “grande palco” do despertar cultural,  apesar do apelo comercial inerente, o Oktoberfest Blumenau (organizado em 1983 e lançado em 1984), já existiam as tradicionais festas, em toda a região, geralmente com o mesmo perfil cultural, com música e chope, muitas delas, conhecidas como Festa do Chope e Festival da Cerveja


Gosta de música alemã? Clique e saiba mais sobre nosso Pen Drive, com músicas selecionadas com muito carinho! 


Muitos colecionavam os canecos que recebiam em cada um desses eventos. Também,  já existia um grupo de danças folclóricas alemãs. Recebemos de Haroldo Zeplin fotografias munidas de importância histórica do grupo folclórico mais antigo de Santa Catarina, fundado em Blumenau em 1968 – Grupo Folclórico Alpino Germânico.Estas fotografias foram feitas em uma destas festas – mais precisamente no 4° Festival da Cerveja, ocorrido entre os dias 23 e 25 de janeiro de 1970, quando o Grupo Folclórico Alpino Germânico tinha um pouco mais de um ano de existência.O registro aconteceu no Pavilhão da Feira de Amostra de Santa Catarina (Famosc), que depois se tornou Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb), durante o evento do 4° Festival da Cerveja de Blumenau de 1970 – o que seria a atual Sommerfest de acordo com o depoimento de Marga Holzmann Nunes. A mesma Sommerfest, na qual, fotografamos o Grupo Folclórico Alpino Germânico em janeiro de 2020, 50 anos após a data do registro de 1970, agora sem a presença da Famosc e Proeb.  


Veja a matéria completa aqui O Município Blumenau


E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar na imagem, e enviar seu contato para nós! 

 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.