2 min de leitura
20 Jul
20Jul

O sistema de férias na Alemanha para trabalhos regulares

Normalmente, o sistema de férias na Alemanha passa a valer a partir do primeiro semestre de início do trabalho. Então, se a empresa dispensa o funcionário antes de completar um semestre de contratação, ele ainda tem direitos. Nesse caso, a 1/12 das férias por mês já trabalhado. Por outro lado, se a dispensa ocorrer após o primeiro semestre, ele terá direito ao período integral de férias. Mas, se o dias não puderem ser repassados para outro emprego, o empregador deve pagar por eles.

Preguntas frequentes sobre o sistema de férias na Alemanha

·        As férias são remuneradas?

Sim! Durante o sistema de férias na Alemanha garante que o empregado recebe integralmente o salário durante o período de férias.

·        Mini-job dá direito a férias?

Sim. Mas, como vimos, as férias dependem da quantidade de dias trabalhados, independente da soma de horas. Para entender melhor, vamos fazer as contas. Por exemplo, se você tem um mini-job onde trabalha por 1h30, de segunda a sexta. Ao fim do mês, você trabalhou 30 horas e tem direito a 20 dias de férias remuneradas. No entanto, se você trabalha o mesmo tanto, mas apenas 02 dias por semana, só terá direito a 08 dias de férias remuneradas.

·        Pode acumular férias de um ano para outro?

Sim. Ao final do ano de serviço, os dias que não foram tirados são contabilizados para o ano seguinte. Assim como no Brasil, porém, essa manobra só pode ser feita uma vez. Ou seja, você precisa tirar um período de férias a cada 02 anos ou ele perde o direito a ela.



Anuncie sua marca ou empresa aqui na Querida Alemã do Brasil, com mais de 60mil acessos mensais no Brasil e no mundo! Basta clicar na imagem e conversar conosco.  


·        E quem muda de emprego? Perde os dias de férias não usufruídos?

Nesse caso, depende. Se na empresa anterior, o empregado já tirou os dias devidos no ano corrente, então não. Mas, se ainda restam dias de férias não tirados, o empregador deve conceder um certificado indicando isso. Dessa forma, a nova empresa concede ao empregado o direito de tirar os dias restantes durante o ano

Sombra e água fresca?

Como vimos, o sistema de férias na Alemanha é bem semelhante ao sistema que as empresas praticam no Brasil. Em alguns casos específicos, a situação deve ser analisada de acordo com as leis trabalhistas do país. 


Fonte: Alemanha Cast


E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar na imagem, e enviar seu contato para nós! 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.