2 min de leitura

Apesar do rio Mosel passar por outros países, o trecho alemão fica entre Trier e Koblenz, onde o rio Mosel corta o solo formando curvas, em um belo vale.


Uma das mais famosas sinuosas curvas do rio Mosel.


Além da alta qualidade dos vinhos produzidos na região, seus vinhedos ficam às margens das encostas do rio Mosel, onde tanto uma visita às vinhas, quanto um passeio de barco, se torna um passeio maravilhoso. A região do Mosel foi habitada pelos romanos, onde há registros de que lá seria o sítio com maior concentração de achados romanos dos séculos III e IV. Os romanos não apenas se estabeleceram ali, como iniciaram a viticultura pelas encostas do vale do rio Mosel há mais de dois mil anos. Para os que desejam se aprofundar na história dos romanos no Mosel, há a rota cultural “Straßen der Römer” (Estradas dos Romanos), uma rede com diferentes pontos interessantes ligados aos romanos que ali viveram.Porém o Mosel não atrai apenas pelos seus ótimos vinhos e belos vinhedos milenares, algumas de suas cidadezinhas que acompanham seu serpentear, são uma ótima opção para passeios. As casinhas em enxaimel, catedrais e centros históricos atraem visitantes curiosos para explorar estas preciosidades.


Bernkastel-Kues, no vale do rio Mosel.


Dentre as belas cidades que podemos visitar no Mosel, uma delas é Cochem, que além de encantadora, possui um majestoso castelo medieval, que após séculos, permanece a coroando, o Reischsburg.


A cidade de Cochem e o Reichsburg.


Outra atração que atrai os olhares dos visitantes, é o castelo que desponta em cima de uma colina ao lado do rio Mosel, mantendo suas imponentes estruturas, observando as águas que por ali percorrem por tantos séculos. Este é um dos mais belos da Alemanha, o castelo Eltz, que é extremamente bem preservado e aberto para visitação.


Castelo de Eltz.


Porém um dos pontos mais marcantes deste belo rio, encontramos em Koblenz. No local onde o rio Mosel se encontra com o imponente rio Reno. O local é chamado de Deutsches Eck, e lá há um magnífico munumento em homenagem a Guilherme I , primeiro imperador alemão, que teve papel fundamental na unificação alemã. 

Deutsches Eck, Koblenz.


Fonte: Viagem Alemanha



Comentários
* O e-mail não será publicado no site.