1 min de leitura

O início da colonização de Pomerode remonta ao ano de 1863, como parte da Colônia de Blumenau, fundada por Hermann Otto Blumenau. O povoamento, ao longo do Vale do Rio do Testo, foi estratégico para estabelecer a ligação terrestre entre as colônias de Blumenau e de Dona Francisca (atual região de Joinville), fortalecendo os meios de comunicação e o comércio.

O nome Pomerode está ligado à origem de seus fundadores, imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), região ao norte da Alemanha. Os que chegavam tiravam seu sustento da agricultura e, por isso, tinham que roçar os terrenos e organizar as lavouras para se alimentar do que plantavam. Em terras germânicas, quando uma área era cortada para fundar um povoado, o local recebia o sufixo "-roda" (do verbo "roden", que significa roçar, limpar a vegetação). Assim surgiu Pomerode, originalmente como "Pommeroda" - o mesmo que "Roçado dos Pomeranos".


Gosta de música alemã? Clique e saiba mais sobre nosso Pen Drive, com músicas selecionadas com muito carinho!   


A cidade conta com cerca de 30mil habitantes, ocupa uma área de 216 quilômetros quadrados e tem como principais atividades econômicas a indústria do vestuário, indústria metal mecânica, indústria de plásticos, indústria da porcelana, indústria de produção de cimento, fabricação de produtos em madeira e artesanato, fabricação de alimentos(queijo fundido, chocolate) e empresas de transporte. 

A cidade mais alemã do Brasil tem programação de eventos em Pomerode o ano todo. Desde os típicos, como a Festa Pomerana e o Weinachtfest (Festa de Natal), até os de aventura, como o Desafio dos Rochas. Além disso, a maior festa de Páscoa do Brasil – Osterfest, o Festival Gastronômico e a Pomerode Bierfest completam o calendário com muita gastronomia, cultura e diversão.


Fonte: Visite Pomerode 


E se você quiser receber mais novidades do nosso blog, peça para entrar em nossa linha de transmissão! Basta clicar na imagem, e enviar seu contato para nós! 


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.